quarta-feira, maio 25, 2005

A guerra enobrece o homem?

" Tudo que posso vos oferecer é sangue, trabalho lágrimas e suor"
Winston Churchill - 13 de maio de 1940

Já mencionei em algum post anterior que são problemas que fazem pessoas que valem a pena crescer. Pois bem, inúmeras frases de "sabedoria popular" encaixam-se neste conceito vide a frase acima e "Na dificuldade, conhecemos o homem".

Volta e meia acho nossa época meio sem graça, vazia.

Muitas vezes converso com gente muito vivida, na faixa dos 70, 80 anos. Eles lembram de uma época na qual mesmo o Primeiro Mundo passava por situações realmente perigosas: Bolsas quebrando, desemprego disparando, Guerras que mataram uns 80 milhões explodindo. E causa até certo espantamento perceber que muitas pessoas parecem sentir falta daqueles tempos. "Naquela época não era essa hipocrisia: guerra, era guerra mesmo. Crises econômicas, eram crises severas, não isso aí que temos hoje em dia. Realmente tinhamos conhecimento do caráter de cada pessoa."

Muitos até podem argumentar que hoje vivemos emuma época com sofrimentos sem precedentes na história da humanidade. Com a excessão de alguns (mesmo assim poucos) países da África, cuja população somada eu duvido muito que passe de 300 milhões de habitantes (vale lembrar que isso é mais ou menos um vigésimo da população mundial), não creio que seja verdade. E creio que pode deixar os seres humanos acomodados. No Primeiro Mundo, não há grandes preocupações sociais ( certa feita, li que na Noruega o grande debate era quanto a velhinhos em asilos e na Alemanha, um ou outro grupo de Skinheads que tinham ações racistas frente à imensidão de imigrantes que aparecem e são efetivamente necessários por lá), assim, a mídia mais influente e as pessoas que realmente dominam uns 85 % da renda do mundo não tem grandes preocupações. E começam a reclamar de estômago cheio. Creio que a parcela mais rica da população brasileira está na mesma situação.

Cazzo! Não estou dizendo que não possamos evouluir. Mas reclamar dizendo que essa é nossa pior época em termos de sofrimento? Não concordo. Vejam o começo do século XX, final do século XIX. Aí sim a coisa pegava a valer e, mesmo assim, viámos a ciência e as artes florecendo como nunca. Realmente estranho. Será que precisamos de uma outra Era dos Extremos (que, discordando do Hobsbawm, mui humildemente coloco entre 1914 e 1962) para ver que nossa época não é tão ruim assim sob esta ótica? Será que precisamos de uma guerra ou de crises financeiras dignas desse nome (vale lembrar, o número de desempregados na França por exemplo, aumentou em umas 10 vezes em 5 anos depois do Crash de Nova York. Isso é que é tensão) para evoluirmos nossa ciência e artes? Precisamos de problemas grandes para ajudarmos vizinhos, conseguirmos soluções conjuntas, chorarmos e sorrirmos com sinceridade?

Para completar, fica cada vez mais difícil conhecer o real caráter de muitos indivíduos. Não somos sinceros nem com nós mesmos muitas vezes (me incluam aí), quanto mais mostrar nosso real valor? Esse jogo de intriguinhas, tribos... escapei de viver numa época com Guerras para viver numa época de falsidade?

Gostaria de acreditar que o ser humano não é tão ignóbil a ponto disso. Mas infelizmente, começo a concordar que ao menos o espírito humano há muito tempo não passava por tão severa crise.