domingo, abril 17, 2005

Redenção

"Para aprender, hay que caer. Para ganar, hay que perder" Bon Jovi- Como Nadie Yo He Te Amado

Erros te fazem crescer demais. Muitas vezes mais do que acertos. Com acertos em momentos errados, as pessoas se tornam prepotentes, seguras de algo que não têm. Erros te fazem pensar, querer acertar, ter garra. Pelo menos nas pessoas que valem a pena, erros invariavelmente levam a muitos acertos.

Uma amiga minha diz que eu me cobro demais. Que se eu tivesse um nivel normal de auto-cobrança, taria melhor comigo mesmo e com o resto das pessoas. Talvez. Talvez isso não implicaria em ser medíocre. Mas o fato é que ultimamente, isso anda ajudando. Eu erro, mas levanto rápido querendo acertar. Tenho aqueles sonhos irados nos quais eu acerto no dia anterior às segundas chances que felizmente a vida vem me dando.

A raiva por cometer um erro é uma aliada importante na hora de dar a volta por cima. Nunca fui muito confiante, nunca tive muita confiança dos outros em mim. Comecei a sentir que isso tem virado. A cabeça anda vindo pro lugar.

Depois do Australian Open de tênis esse ano, li sobre o Marat Safin: talentosíssimo, mas com um controle emocional precário. Ao resolver, mesmo que por apenas algum tempo o problema emocional, detonou até um Deus do esporte (Roger Federer, pra mim o esportista do ano passado com sobras).

Guardadas as devidas proporções, todos nós temos um talento como o do Safin pra alguma coisa ou distribuído em várias. Neutralizando os fatores prejudiciais, com uma gana vinda da raiva dos erros, se vai muito longe, basta levantar a cabeça, pensar que sempre pode haver a segunda chance, a redenção. E quando essa chance aparecer...ir...e ir com raiva pra não deixar passar mais uma vez em branco, pra fazer o que todos e principalmente você espera de sim mesmo.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu não sei quanto a você, mas eu penso q a ira é maior fonte de energia para nos impulsionar para frente. Claro, desde que saibamos canalizá-la corretamente... aos poucos vc vai pegando o timing da coisa e aprendendo a levantar cada vez mais rápido... O segredo não consiste em não cometer mais erros, isso é impossível, mas apenas em não cometer os mesmos erros... Podemos e devemos errar sempre, pq é da natureza humana, desde q sejam sempre novos erros, para que você aprenda novas lições...

quinta-feira, abril 28, 2005 10:51:00 AM  

Postar um comentário

<< Home