quinta-feira, março 31, 2005

Sobre a rotina e comentários sobre futebol

Devo ser bem sincero: a semana foi, até o momento, bem entediante. Segunda rolaram conversas legais com uma amiga minha, meio que troca de problemas, um ajudando ou outro... foi bom poder ajudar e também ver que ela me ajudou.

Terça rolou um chopp no escritório, foi até legal, mas terminou cedo. Tinha tido uma prova na qual não colei como poderia ter feito, provavelmente atraindo o azar para a minha nota. Enfim, dia normal, como o chopp e o papo com os amigos (sorte), anulando o fracasso na prova. Ainda, foi bom ver figuras míticas como Tarso de Barros, Peinandinho, Beto e Penteado passarem na OAB. Companheiros que mostram que rugby não tira a competência em outros âmbitos da vida, mas, pelo contrário, ajuda no crescimento em todos os quesitos.

Quarta, jogo da seleção e muito trabalho antes disso.

Hoje, quinta feira, dia bem tranqüilo. Deve ter treino à noite, isso melhora as coisas. Meu ombro já tá inteiro denovo e vai dar pra brincar legal.

O importante, eu acho, é não deixar todos os dias ficarem iguais, com aquela coisa: de manhã, faculdade, a tarde trampo, a noite esporte e balada. Claro que não da pra fugir disso, mas da pra fazer, pelo menos de manhã e à noite, cada dia ser diferente. À tarde, entrar na rotina seria bom, para minha adaptação em uma área do Direito que eu mal conheço.

À noite, a coisa já anda bem encaminhada. Antigamente era só ficar vadiando em msns e icqs da vida. Agora, treino karate 3 vezes por semana, rugby 2, basquete 2. Também, 300 abdominais todo dia: pretendo chegar a junho a ponto de bala principalmente no rugby, que é prioridade. Meu jantar anda ficando mais saudável também.

Com tal timetable, fica mais difícil experimentar "Um dia de fúria" por irritação com o cotidiano. Cotidiano quem modifica é você, pois ningúem é obrigado a ficar mais de 17 horas por dia (entre aulas azar, trabalho e dormir) em atividades que sempre se repetem. E com as 7 hors restantes (incluindo aí momentos preza na facul), dá pra deixar sua vida muito prazeirosa. Eu pelo menos tenho certeza disso.

Sobre o futebol: eliminatórias tiveram rodadas interessantes pelo mundo nesse fim de semana e ontem. Por enquanto, poucas grandes surpresas (talvez a Ucrânia, o Togo e a Guatemala como destaques). Entretanto, vemos times de tradição penarem: Brasil, apesar de classificado, apanhou muito pra ganhar da fraca seleção peruana e viu que tem adversários de valor mesmo na América do Sul em um jogo de muito bom nível contra os uruguaios. Apesar do gol irregular, acho que nosso empate foi justo e a seleção pode estar indo pro caminho certo. Na Europa, Espanha, França e Bélgica (explica-se: a Bélgica esteve em todas as copas desde 1982) enfrentam problemas sérios. As duas primeiras, empatam demais, não conseguindo firmar-se em uma boa posição em seus grupos (a França divide a ponta com Israel, mas vê Suiça e Irlanda, times contra os quais joga fora de casa nos próximos confrontos, apenas um ponto atrás e com um jogo a menos. A Espanha vê Sérvia e Montenegro ressucitar depois da Eurocopa 2000 e se surpreende com os bons lituanos. A Bélgica, também no grupo da Espanha, está virtualmente eliminada).

Assisti a dois jogos ruins das eliminatórias européias: França 0 X 0 Suiça, no qual o Ferrolho dos visitantes surtiu efeito e Inglaterra 2 x 0 Azerbaijão, no qual o fraco time do Cáucaso segurou o empate por quase uma hora.

É difícil fazer prognósticos a um ano da competição, mas já arrisco meus quatro favoritos: Brasil, Argentina, Itália (com um time renovado e bastante perigoso) e Inglaterra (que, excessão feita ao goleiro, pra mim é o time mais equilibrado do mundo na atualidade). Holanda, Alemanha, Portugal e Ucrânia, para mim, podem surpreender. Suécia e Espanha estão um pouco abaixo dos últimos, talvez junto com Uruguai e Equador. Não acredito que Africanos, Norte-Americanos ou Asiáticos passem das oitavas-de-final.

Mas enfim, espero uma Copa melhor que a última. Na Europa, as torcidas estarão mais integradas, os times se sentirão melhor e ficará muito mais fácil acompanhar as partidas. Além disso, mais times evoluíram do que os que os que regrediram desde a última Copa. Evoluíram: Ucrânia, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Uruguai, Brasil e Grécia. Regrediram França, Turquia, Coréia do Sul e Senegal, para mencionar casos mais visíveis.

Comentários são bem vindos.