quinta-feira, julho 23, 2009

Tudo errado na metade leste do Império

Nos últimos meses, me tornei adepto do twitter, quem quiser seguir-me, foi linkado o endereço. É desafiante escrever o que escreveríamos aqui no blog em 140 toques, o que torna mais fácil simplesmente responder à pergunta colocada: What are you doing?

Mas para comentar esportes, o twitter é excelente. Inclusive, se tornou uma ferramenta importantíssima para a cobertura esportiva, visto que Mano Menezes, Shaq, Lance Armstron,g entre outros, dão notícias em primeira mão pelo "miniblog".

Eu ando usando o meu para comentar principalmente a Formula 1. Cabe aqui um comentário maior sobre o GP magiar desse fim de semana. Desde pequeno nutro simpatia pela Hungria, talvez fruto de um amigo da família ou ainda pelo desenho da família Meszga, que eu achava interessante. Pois bem, sempre foi um país que me despertou curiosidade, o que foi aprofundado depois, quando já tinha conhecimento suficiente para notar características ímpares de um povo que está no meio de eslavos e latinos sem ter absolutamente nada a ver com eles. Ainda, devemos lembrar da importante influência Cigana na região, fato que leva, inclusive, os húngaros a serem conhecidos depreciativamente como "Roma" na região.

Pois bem, a Hungria sempre se destacou no leste europeu, inclusive na Formula 1, sediando um Grande Prêmio quando ainda fazia parte da Cortina de Ferro: a lendária disputa Senna-Piquet, com direito a escorregada nas quatro rodas do último em ultrapassagem, em 1986.

Infelizmente, pouca gente nesse fim de semana estará pensando nas características históricas únicas da nação magiar. A possível demissão de Nelsinho e o cancelamento da corrida de MotoGP próxima ao paradisíaco Lago Balaton deverão tomar conta do noticiário. O Circuito, para quem conhece a região, seria o mais bucolicamente belo em muito tempo a ser apresentado a uma categoria forte do automobilismo. Uma pena essa crise financeira e de pensamento.

Marcadores: , ,