sexta-feira, setembro 08, 2006

O Ciclo da Minha Mente

"It's the circle of life
It's the wheel of fortune"
Música Tema d'O Rei Leão


Feriado numa quinta-feira, parcelamento da encheção de saco do dia a dia...bem, costumava ser assim até eu criar uma desgraça chamada consciência e botar tudo a perder. Piora com o aumento de "experiência de vida" decorrente de cada ano vivido.

Pensar muito na vida, filosofar consigo mesmo pode te levar a ficar bem mais psicótico, especialmente quando se tem noção de erros cometidos e escolhas infelizes no passado. Esse dia 8 de setembro em que escrevo me traz algumas más lembranças do caso que eu consegui fazer mais besteira na minha vida. Atitude cabaço total. Uma sucessão de escolhas equivocadas, análise mal feita de situações aparentemente corriqueiras (e que não deixam de ser corriqueiras mesmo) e que me fez perder muita coisa e ganhar pouquíssima.

Aqueles 10 meses (número arredondado) me preparando pra Copa do Mundo da minha vida (metáfora desprezível, sorry), vários amistosos e pequenos torneios bem sucedidos pra chegar na hora e tremer, não jogar o que podia, não fazer nem o que faço em qualquer dia normal. E sim, esse caso envolveu uma mulher, como toda a história que se preze deve incluir. O problema é que a Civilização Ocidental gosta de finais felizes e essa não teve (mas ainda terá, hahahá psicótico e fecha parênteses). Mas talvez eu consiga vender essa história na China ou na Índia e lá tem mais população - e viva a globalização.

Mas bem, o que eu quero dizer nesse post é que a consciência me corrói cada vez tenho que lembrar de escolhas erradas que eu fiz em algum ponto da vida (que tá ficando cada vez maior, já tenho 5 Copas - a de futebol, não a metafórica - no Curriculum). Não gosto de errar, sou humano e não o Super Homem (paradigma filosófico de Friedrich Nietzsche), apesar de de vez em quando em situações na qual me saio bem, me sinta como o Super Homem (o herói com capacidade sobre-humana dos quadrinhos). Isso faz a consciência condenar erros meus que eram muitas vezes até normais para um ser humano (ainda que na época que os cometi parececem escrotos mesmo). Isso é mal. Fazer conceito errado da própria capacidade é um erro sério, muitas vezes literalmente fatal.

Assim, pensar na vida em geral acaba me levando fatalmente a um estado de razoável depressão, o que não é legal, porque eu fico desmotivado por um bom tempo, sem render o que posso e cometendo novos erros (ciclos viciosos, here am I) em conseqüência disso.

E depois não sabem porque muita gente (apesar de eu ainda não estar incluído) tem a Síndrome do Peter Pan. Que me desculpe o velho Sartre, mas o Inferno somos nós mesmos. É a porra da consciência pessoal!