terça-feira, abril 25, 2006

Sobre a simpatia e a percepção

"When the doors of perception are open..."
Fragmento da obra de Aldous Huxley


Continuando em caminho um pouco diverso o assunto do post anterior, vamos tratar dos dois "fatores" que são mais preponderantes na hora de uma abordagem: a simpatia e o "bônus" percepção.

Já expliquei bem a simpatia, que é a capacidade que cada um tem de usufruir das suas virtudes sem ser arrogante e fazer de seus defeitos facetas pouco notadas pelo público em geral. Também é saber agradar, ter bom humor, ser disponível, atencioso e expressivo. Tudo isso está na simpatia.

Tenho apenas 20 anos e nunca fui o cara mais xavequeiro e muito menos o maior tático do mundo. Ou seja, estou fazendo uma estatística baseada tanto em situações que me tinham apenas como observador como em experiência particular. Pois bem, eu posso afirmar com segurança que em 99% das situações "abordacionais" as mulheres estão interessadas, entre outras coisas, na simpatia do rapaz. Ou seja, ser ou saber ser simpático é uma grande vantagem para os bonachões e boas praças passeando por aí. Em termos de conquista feminina, pelo menos.

Já a percepção, quando aliada a uma boa dose de conhecimento das próprias virtudes e defeitos, pode ser também um trunfo fantástico nas mãos de quem sabe usá-la. Muita gente acha que só em filme há pessoas que conseguem praticamente ler os pensamentos e sentimentos alheios em um olhar, um movimento, uma atitude, na voz, na letra, no estilo e até em mexidas no cabelo. Isso é muito mais comum do que parece, como podem atestar incautos jogadores de poker por aí.

Uma pessoa dotada de percepção se dá bem não só no poker e em conquistas amorosas, mas em todos os tipos de relações bilaterais ou plurilaterais. Pelo simples motivo de que é muito mais fácil chegar a uma solução favorável a si mesmo sabendo o que o outro quer e sente. Fica-se sabendo como poder usar isso ao seu favor ou sabendo que tática você deve preparar para não ser pego no contrapé. Daí a importância do autoconhecimento. Sabendo quais suas virtudes e defeitos, você faz o máximo para preparar sua "tática" na conquista ou nos negócios com base em seus pontos positivos.

Exemplo ilustrativo: Se a garota quer um cara simpático e você percebe isso, ainda que você não seja um rei do bom humor ou um Don Juan da lábia, vai fazer o melhor possível para parecer simpático, aumentando suas chances com ela. Principalmente se você não tiver que sair demais do que você realmente é (nesses casos, normalmente se bota tudo a perder).

Acho que na vida em geral, a percepção ajuda ainda mais que a simpatia. Simplesmente porque a vida é uma guerra composta de diferentes batalhas, que requerem distintas táticas. E as pessoas dotadas de percepção terão maior facilidade em saber como agir, que táticas adotar em cada batalha.

Para ajustar um pouco mais a teoria: cada uma das coisas que alguém pode procurar existe em maior ou menor grau. Assim, partindo do pressuposto do qual uma garota procura 5 coisas, raramente as chances que você tem consistiram de alguma fração de 1/5. As chances nunca poderão ser tratadas com exatidão, como quem leu o post anterior deve ter percebido.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

interessante essa sua teoria cara, meio confusa no começo mas depois fica mais facil de entende e se juntar os 2 ultimos posts da pa fica bem sussa...vo estuda ela a fundo e ve se funciona :P

domingo, abril 30, 2006 12:03:00 AM  

Postar um comentário

<< Home