segunda-feira, julho 04, 2011

Aprendendo através do sofrimento

O que é amadurecimento? Como acontece esse processo? Pergunto isso com maior freqüência ultimamente e tenho algumas respostas, ainda que não necessariamente se apliquem a todos.
Eu era um grande porrista. Ficava bêbado periodicamente, apesar de nunca ter sido daqueles que bebe visando a ficar bebado. Eu simplesmente ficava. De uns quatro anos pra cá, eu tenho tido fortes ressacas. Bebedeiras não ficam mais impunes e mesmo em dias nos quais eu fico longe de perder a noção, tenho sido cobrado pelo físico no dia seguinte. Os porres diminuíram, a maturidade chega mais perto, nesse caso, devido a limitações físicas.
Era incrivelmente deficitário ao lidar com as mulheres. Costumava desejar tanto que sabotava meus esforços tentando alguma coisa, acabando com chances que de vez em quando eram reais. Hoje, não acho que esteja mais bem apessoado ou tenha me tornado mais inteligente. Mas os resultados tem sido melhores. Aprendizado na base da mamona, de alguns foras dolorosos principalmente.
Existem outros fatores nos quais eu evolui, basicamente, devido a sofrimento físico ou psicológico. Acho que não sou o único que não teve a felicidade de um amadurecimento sem sofrimento. Existem, claro, aqueles que conseguem sempre permanecer afastados dos problemas. Grandes felizardos! Gostaria de aprender mais a ser como eles. Cicatrizes são honrosas quando inevitáveis. Quando podemos optar entre tê-las ou não, são apenas mais um ferimento.