quinta-feira, dezembro 31, 2009

Pra Frente Brasil

Eis-me aqui aproveitando um pouco do ócio do último dia do ano para destilar um pouco do meu ceticismo habitual.
Tem sido solta aos quatro ventos uma propaganda disfarçada de patriótica de que o brasil se encontra avançando em passos largos para o desenvolvimento.
Esse oba-oba não é novidade na história. O hoje tão demonizado governo Médici (creio que o mais demonizado dentre os militares) gozou de uma popularidade assombrosa diante do que se chamou "milagre brasileiro", período em que tivemos crescimento econômico a uma taxa anual médio superior a 9% ao ano (nota: o crescimento esperado para o presente ano é ZERO).
Em termos pragmáticos, e em curto prazo, afora a (hoje superestimada) perseguição aos "subversivos", durante aquele período tivemos uma experiência de pleno emprego. O próprio presidente Lula, no livro Memória Viva do Regime Militar. Brasil: 1964-1985, Editora Record, 1999 (autor: Ronaldo Costa Couto) afirmou que "naquela época, se tivesse eleições diretas, o Médici ganhava. (...) Era uma época em que a gente trocava de emprego na hora que a gente queria. Tinha empresa que colocava perua para roubar empregado de outra empresa". A médio prazo, como se verificou, o crescimento não se sustentou.
A questão de distribuição de renda realmente melhorou nos últimos anos, mas o Brasil continua a apresentar mais problemas que soluções. O fato de termos petróleo (cuja extração será custosa e somente será realmente interessante quando as reservas em locais menos inóspitos minguar) não significa grande coisa. Poucos países petrolíferos são realmente desenvolvidos (na minha cabeça vem que na maioria são ditaduras islâmicas ou chavistas, com um povo, em geral, miserável).
Temos carga tributária escandinava, juros bancários absurdos, gargalos terríveis nos sistemas de exportação e serviços públicos patéticos (mesmo os concessionados). Não vejo as soluçoes serem tomadas - ou sequer apresentadas - e, inexoravelmente chego à conclusão de que teremos desilução semelhante à que tivemos com o "milagre brasileiro".
Espero que eu esteja errado. E Feliz Ano Novo a todos.

Marcadores: , ,

1 Comments:

Blogger Phoenix said...

Eu não tive desilusão nenhuma com o milagre brasileiro. haha De resto, gostei bastabte

sábado, janeiro 02, 2010 3:16:00 PM  

Postar um comentário

<< Home