terça-feira, setembro 23, 2008

Porque o tio Sam não me paga uma breja

Na capa da Veja dessa semana, aparece um Tio Sam apontando e a frase "Eu salvei você". É verdade que o Fed ajudou os bancos ianques, contendo um pouco a crise econômica significativa desse final da era W. Bush. Entretanto, apontar na cara de qualquer cidadão do mundo me parece exagerado.

Antes de mais nada, deixo claro que não sou movido por nenhum anti-americanismo. Admiro muita coisa feita pelos E.U.A., gosto de muitos produtos culturais americanos, principalmente. Claro, acho o americano médio mais boçal que a média mundial, mas os americanos brilhantes conseguem, com méritos, fazer do país a potência que é.

Mas voltando à economia, claro que uma crise econômica severa na maior economia do mundo afeta outras partes. Mesmo crises em países asiáticos menores em 1997 ou na Rússia em 1998 fizeram o globo prender sua respiração. Mas daí a fazer uma capa com um Tio Sam dizendo que me salvou, já é demais. Quem sabe o FED não está preparando um pacote para socorrer o papai aqui da crise. Até agora não vi nada mudar na minha vida.

Marcadores: , ,