quinta-feira, janeiro 29, 2009

Guantanamo - o que fazer com os presos?

Se eu fosse Obama, soltaria os presos em Cuba mesmo. Falaria: "vocês estão livres. Se quiserem ir para os EUA, tudo bem, mas vocês continuarão sendo prisioneiros, embora agora com os direitos regulares. Se quiserem ficar em Cuba, Alá esteja convosco. Vocês irão precisar".

Gostaria de ver se, tomada essa decisão, a midiazinha socialista iria defender tanto esses prisioneiros. Querem eles no bem bom, na Suécia, Finlândia, França, etc.
Os blues brothers Castro, até o momento, não moveram nenhuma palhinha para receber os prisioneiros... E olha que iria salvar alguns bons litros de petróleo se eles ficassem por lá.

Marcadores: ,

terça-feira, janeiro 20, 2009

Sobre os benefícios da indiferença.

Nesse segundo post, vou falar sobre minha leitura do momento: Assim falou Zaratustra.
Muita gente já tinha me indicado o livro, eu tenho algum conhecimento da filosofia Nietzschiana (sáude!!!) e eu era curioso para ler aquela que é considerada sua obra-prima. Bem, no natal alguém me deu o livro, me poupando o esforço de alugá-lo ou comprá-lo por aí. Terminei de ler o Vampiro Lestat, que inclusive trás alguns bons exemplos de filosofia Nietzschiana (Gesundheit!!!) e comecei a ler o livro nesta semana.
Por ser romanceado e não exatamente didático, a leitura não tem se mostrado leve. Meus maiores momentos de leitura são no transporte entre casa, trabalho e faculdade e, como os leitores devem saber, leituras muito densas não combinam com ônibus e metrô lotados.
Ainda estou no meio do livro e provavelmente algumas passagens serão abordadas em futuros posts. Por hora, citarei apenas uma.
Em um de seus discursos, Zaratustra defende que o amor e a piedade irão matar os homens. Qualquer um que já fez asneiras por amor ou piedade vai se identificar com isso. A indiferença sempre vai trazer menos dor para você. Infelizmente, no entanto, é difícil chegar aos parâmetros para definição de super-homem trazida por Nietzsche: aqueles que estão capazes de sempre se sobrepor à fraqueza. Esquecer ou superar os sentimentos é positivamente complicado, como todos sabemos. Brecht, inclusive, aproveitou Nietzsche para escrever coisas muito interessantes sobre esses aspectos.
A piedade acaba por ocultar, algumas vezes, o merecimento do próximo em se foder, fazendo com que nós tornemos complacentes com gente que não merece, salvando do castigo quem merece positivamente ser açoitado. E, claro, sempre demanda um esforço ajudar o próximo. Esforço este que, quando não dá resultado, nos torna frustrados e, algumas vezes, como no meu caso, traz tendências auto-destrutivas.
Ora, algumas vezes, por causa de amizade ou paixão, eu já fui complacente com pessoas que mereciam ser até mais empurradas para o fundo do inferno. E vou continuar sendo, afinal, sou homem, apesar de estar mais perto do paradigma filosófico de super-homem do que já estive. Acho que odiar os amigos é um pouco forte, sem dúvidas. Mas um pouco de controle e de racionalidade antes dos sentimentos pode nos fazer muito menos deprimidos e, principalmente, úteis à humanidade. Papai Friedrich ganhou um ponto comigo nesses aspecto.
Por isso, quando uma mulher te chutar, por mais fantástica que ela seja, não hesite em virar as costas e tentar ser indiferente ou estar contra com ela. Principalmente se ela te chutou sem motivo. É, falar é fácil...

Marcadores: , ,

Sem apelar para a 5ª Emenda.

Bom, no primeiro dos dois posts de hoje, vou falar sobre o óbvio ululante: qual seja, a posse do Obama.

Já falamos aqui sobre ele ser o primeiro presidente negro, de estar pegando o poder no meio de uma crise financeira séria para os Estados Unidos, das sacanagens que tentaram fazer com a vaga dele por Illinois e sobre como ele parece com o Lewis Hamilton.

Pra escrever algo de novo, sou mais um dos que tem esperança em um bom mandato. Primeiramente, porque ele é democrata. Os democratas costumam fazer mandatos mais ao meu gosto que os republicanos e preferem foder uma estagiária gordinha a fornicar com o mundo inteiro, o que me parece muito mais promissor. Sim, os democratas tendem a ser mais protecionistas e eram a favor da escravidão. Obama é negro e Bill Clinton era muito mais querido que qualquer um dos dois Bushes (atentem para a pluralização correta). Assim simpatizo mais com os democratas.

O grande risco que o Obama corre, inicialmente, é o risco de vida. Hoje de manhã estava ouvindo no rádio que em alguns lugares dos E.U.A., mais especificamente no Deep South, o novo presidente é considerado um anticristo ou coisa parecida. A história dos E.U.A. e da humanidade em geral já nos mostraram que se pode matar qualquer um, não importa sua posição (retirado de O Poderoso Chefão - Parte II). Vários presidentes americanos, inclusive Kennedy, com quem Obama é tão comparado por sua novidade foram mandados para o além-vida antes da hora.

Mas minha grande expectativa é mesmo sobre como o novo governo irá lidar com o conflito na Palestina. Obama, para quem não sabe, tem raízes islâmicas e seu nome do meio é, inclusive, Husain. Não me surpreenderia que, após baixar a poeira financeira, papai Barack tomasse posição menos pró-Israel. Para quem não sabe, os judeus mandam em boa parte do dinheiro dos Estados Unidos e não seria muito inteligente ir contra Israel em momento de crise financeira.

Minha proposta para os conflitos? Que se crie um Estado ateu ali na região, que congregasse todos e fosse uma terceira via no pega-pra-capar eterno na Terra Santa. Legal né? Fora que ateus costumam ter menos questionamentos morais e são melhores guerreiros.

Marcadores: , ,

terça-feira, janeiro 13, 2009

Flashes Before Your Eyes

Venho tendo sonhos premonitórios ultimamente. Segundo o jdeverill, não são sonhos premonitórios, mas transmissões de pensamento. Venho tendo MUITOS dejà vus nos quais sei perfeitamente aonde vi cenas exatamente iguais, no caso, nos meus sonhos.

Previ com exatidão a data da morte do meu avô com uma certa antecipação (data exata, até quase HORA exata) coisa de 15 dias antes, previ conversas exatamente com as mesmas palavras utilizadas, previ até algumas coisas de relacionamentos alheios.

Não me impressiona quando são previsões que qualquer pessoa minimamente inteligente consiga fazer com alguns dados. Mas várias dessas eu fiz absolutamente sem qualquer conhecimento dos fatores envolvidos na construção dos fatos sonhados e posteriormente verificados. SpookuyPhoenix.

Enfim, lerei coisas sobre Crowley e outros picaretas pra ver se aprendo alguma coisa.

Mas que está sendo meio assustador, está. Título do Post tirado de um capítulo do Lost. Quem acompanha o seriado entendeu bem a referência. E, claro, se alguém souber me explicar alguma coisa sobre esse fênomeno e me explicar como eu posso controlar esses sonhos (com números de loterias por exemplo ou eu pegando a gostosa da Priscila desse novo BBB), me avisem.

Marcadores: , ,