terça-feira, junho 24, 2008

O Método Socrático de se Ferrar.

Hoje fui pego colando em uma prova. Até aí, nada de anormal, visto que eu não sou a pessoa mais singela e difícil de notar do mundo. Ainda por cima, de uns tempos pra cá vinha me pautando na máxima de que quanto mais cara-de-pau você for, menor a chance de ser pego.

Well, ladies and gents, I was wrong. I got caught.

O que me deixou mais chateado, ao contrário do que se pode imaginar (e inclusive da concepção que eu mesmo tinha) foi ser pêgo e não as consequências. Tirar uma nota baixa não é o fim do mundo, é muito mais triste ser pego dando uma de esperto, meio que ofende seu orgulho. E o orgulho, como eu já pincelei em posts mais antigos, é uma força da natureza muito maior até que as piores tpms.

Eu também ando meio baqueado porque alguns palpites meus para a Eurocopa não vingaram. Itália e Holanda foram eliminadas. Com justiça. E como eu realmente gosto de futebol, me sinto um incompetente não podendo prever o futuro de maneira razoável (detalhe que o PVC, ícone de conhecimento futebolístico, também errou algumas previsões). Enfim, ser derrotado no que você acha que tem de melhor te ofende muito mais do que perder em algo no qual se considera incompetente.

No fim, acho que é melhor não me considerar competente em nada. Sócrates, o filósofo, já dizia: "Tudo que sei é que nada sei". Melhor pensar assim. E sem colar.

Marcadores: , ,