quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Por que fazer análise?

" Conhece primeiro a ti mesmo"
Provérbio Romano

Como já tinha narrado em algum post anterior para meu leitor fantasma, comecei a fazer análise. É uma coisa bacana, diferente, revigorante, que todo mundo deveria fazer pelo menos uma vez na vida. Vou tentar explicar porque acho que isso é vantajoso.

A imensa maioria dos seres humanos se preocupa demais em analisar as situações externas, comportamentos alheios, relações econômicas ou jurídicas. São, evidentemente fatores a serem análisados, especialmente visando a objetivos de caráter pecuniário ou sexual (amoroso é parte disso, não tudo), mas existe um fator infinitamente mais importante a ser seriamente analisado: o âmago de nosso ser.

Não, isso não se refere ao exame do dedo (que, caro leitor, se você tiver mais de 40 anos, recomendo fazer), mas sim a como nós mesmos encaramos a vida, as relações que mantemos. Quanto melhor nos conhecemos, melhor saberemos como analisar terceiros em busca de vantajosas relações de trabalho, de amizade e sexuais. Já dizia o provérbio romano "Conhece-te a ti mesmo". Pois bem, os romanos acertaram outra.

Estando consciente de defeitos e qualidades, costumamos apostar mais nas segundas e tentar esconder ou fazer as pessoas se compadecerem das primeiras (eu particularmente odeio que sintam pena de mim, mas tem gente que gosta e usa isso muito bem a seu favor). Sendo assim, a análise, que nos torna mais conscientes de defeitos e qualidades ou de situações nas quais temos dificuldades e situações nas quais nos saímos bem, ajuda demais a alcançar o sucesso nas áreas sentimentais e econômicas. E também, porque não, também melhora a saúde, já que fugiremos de situações potencialmente prejudiciais.

Ainda estou no começo e devo aprender ainda mais coisas e trazer mais argumentos para minha análise. Eu particularmente descobri algumas coisas bem interessantes sobre mim mesmo, que tem ajudado muito em todas as áreas (tirando minha paixão arrebatadora por atrasos, quase tudo que eu realmente sentia como problema está em vias de ou já foi resolvido). E tenho certeza que ficara mais fácil lidar com problemas que estão por vir.

Agradecimentos a todo mundo que me convenceu da normalidade de se fazer análise e me estimulou a tentar.