quarta-feira, junho 22, 2005

Restrospectiva Primeiro Semestre

E chega o fim do Semestre.

Um semestre que modificou bastante minha maneira de agir, muito pouco minha maneira de pensar.

Balanço Político-Econômico:

Os EUA não arranjaram nenhuma confusão nova com algum país perto do Golfo Pérsico. Interessante ver isso e que o Bush anda sumindo do noticiário. A UE viu dois países fortes economicamente (França e Holanda) rejeitarem a Costituição Européia. Os nativos destes dois países tem medo que uma globalização política maior na Europa possa trazer Lituanos, Poloneses, Gregos, entre outras mãos-de-obra mais baratas para concorrer por seus já escassos empregos.

A China, namorada dos catedráticos, também tem sumido um pouco do noticiário. Algo que me desagrada pois realmente gostava de observar o que aqueles que se pregam socialistas praticam : o mais selvagem de todos os capitalismos.

No Brasil, a putaria continua desenfreada. O PT, apesar de o estar fazendo possivelmente para ter objetivos efetivamente políticos (diferentes dos do Collor, cuja corrupção tinha como objetivo o próprio bolso) tomou um vareio de um obscuro Roberto Jefferson, figura da moda, que apresentou todo o esquema previsível de corrupção preparado por José Dirceu, como diria meu pai, o responsável pelos contatos no submundo. E tudo isso deve acabar em pizza, a CPI em nada dará.

Balanço Esportivo

Seleção Brasileira de futebol forte, no entanto com pouca humildade e problemas na defesa. Alguns dos favoritos provavelmente ficando fora. A Copa promete, pena que é só ano que vem.

Tenis e Formula 1 mostram duas revelações gratas, ambas espanholas: Rafael Nadal e Fernando Alonso.

Balanço Pessoal

Acho que nada disso aí influiu tanto na minha vida. O ano começou bem: emprego, saídas legais, um ou outro casinho que deixarão boas memórias (pelo menos pra mim). A coisa piorou entre Fevereiro e Abril. Efetivamente vi que não sou um cara que aceita derrotas da vida com facilidade, especialmente quando sentimentos meus não são correspondidos .

A coisa ficou melhor mas eu mesmo tive que ir contra muita coisa que eu acredito (brigar com uma pessoa querida por exemplo) pra conseguir superar tudo isso. Fiz muita coisa errada ao ter sentimentos fortes por alguém pela primeira vez, por isso, recomendo: seja você mesmo quando sentir isso. Não tente ser o super homem, não tente ser mais do que é. Pode ser que dê certo e aí vai ser muito melhor, pois voce terá a certeza que foi correspondido pelo que é, não pelo que aparenta. E, principalmente: ouça outro lado. Por melhor que voce seja, pode ser que alguém não o ache. Ouvir o outro como ele merece é o primeiro caminho para aprender mais sobre a pessoa. E efetivamente ouvir o que ela tem por dizer prova seus bons sentimentos.Se se sentir ofendido, parta para a vingança, mas cave duas covas: a do ofensor e a sua própria.

Mas enfim, Maio e Junho trouxeram a redenção. Depois de um afastamento patético dos meus amigos (reflexo do fato acima descrito), voltei para a vida. Tem sido bem legal. Por fim, consegui a tempo enxergar no que poderia melhorar e não perder nada considerável (amizades, pessoas queridas) e acho que tenho ficado uma pessoa melhor desde então. Se bem que esse é um conceito meio vago. Para mim significa: estar mais calmo, de bem consigo mesmo e com o mundo. Me sinto exatamente assim.

Construí minha própria prisão mental. E a liberdade dessa prisão é algo realmente gratificante. Se foi a meditação, o trampo legal, os amigos, as músicas ou casos esporádicos, sei que melhorei minha qualidade de vida.

Ajude a si mesmo e seja feliz! E que o segundo semestre seja melhor. Para todos nós.

quinta-feira, junho 09, 2005

Após a tempestade, vem a calmaria

"Fui meu melhor amante" - Woody Allen

Após algum tempo de inoperação, volto a escrever no blogger. Isso se deve à extrema tranqüilidade nas duas últimas semanas. Tive mais tempo que o normal para pensar, estudar e relaxar.

Li O vermelho e o negro, de Stendhal (no começo, um porre, no final, excelente e atual), Lolita (fraco) e o livro novo do Jô (inferior aos outros dois, mas ainda assim uma boa diversão); além disso, li bastante sobre um assunto pelo qual me interesso bastante, a Segunda Guerra Mundial. Normalmente tenho que estar de excelente humor pra ler essa quantidade de coisa em pouco tempo (coisa de 3 semanas).

Realmente, meu humor anda fantástico. Após um começo de ano instável, especialmente de Fevereiro a Abril, vejo uma calmaria aparecendo.

Mulher, graças a Deus, deixou de ser problema. Ando arranjando ficadas sem compromisso com alguma facilidade desde o final do ano passado, e, melhor de tudo, a coisa anda melhor ainda porque eu ando aprovando essa maneira de agir. Antes corria sempre atrás de uma pessoa que eu efetivamente amava, da maneira errada e no momento errado. Serviu pra aprender.

Parto do seguinte princípio: se a garota começa a ter ilusões de namoro, corto. Pode até ser que alguma me fisgue, mas não ando caindo de amores por ninguém. Minha grande preocupação no momento é comigo mesmo, em me desenvolver. Não sei se conseguiria ter um relacionamento sério com qualquer pessoa, por maior que fosse meu sentimento.

Como diriam algumas pessoas: quando voce menos espera, a vida começa a ficar legal. Eu realmente não esperava que a minha ficasse tão rapido.

Fazia tempo que não passava por uma calmaria coincidente de família, faculdade, trabalho, relacionamentos fora de familia e trabalho e comigo mesmo. Parei com o rugby, algo que gostava, mas para o qual meu talento se revelou incipiente. Não tem graça fazer algo se não for pra ser um dos melhores, quem sabe o melhor. Pretensão? Talvez. Mas a vida fica bem mais emocionante assim.

Desafios que podem me levar a uma posição de efetivo destaque me atraem demais. E existem algumas áreas nas quais isso é mais provável que no rugby, apesar de todos os amigos que tenho lá.